top of page

As lições que 2020 trouxe.

É sempre assim, todo final e começo de ano paramos para refletir sobre o que passou e com 2020 não foi diferente, mesmo porque foi o ano mais singular de nossas vidas, pelo menos para a maioria de nós que não viveu atrocidades de guerras ou outras pandemias.

Com um ano tão único, fica quase impossível não tirar lições pessoais e profissionais. Cada um de nós sabe de si, o que acertou e o que errou, o quanto gentil ou intolerante foi com o próximo, o quanto mais solidário tem que ser. Meu foco hoje é falar sobre as lições que podemos tirar da vida profissional.

Em novembro passado, a revista Rolling Stones americana, por meio do seu conselho cultural composto por influenciadores e inovadores de destaque convidados pela revista, fez um post com uma lista das 14 lições mais importantes a serem aprendidas e vou citar algumas delas com meus comentários pessoais, mas fique à vontade para ler a publicação original aqui.

Todo mundo tem um papel importante — Nunca os trabalhadores dos serviços essenciais tiveram tanto reconhecimento. Você conseguiu ficar isolado graças a alguém que não pode, logo precisamos aumentar a valorização destes profissionais. Isso não quer dizer só dinheiro, mas também respeito.

Todos vivenciamos diferentemente a crise — Familiares e conhecidos podem ter morrido, outros tiveram a sorte de não passar por isso. Alguns fizeram home office em suas casas tranquilas, outros dividiram sua única sala com seus companheiros ou companheiras e mais as crianças em aula. Muitos perderam fontes de renda, outros ganharam muito dinheiro. Alguns tiveram que se expor ainda mais ao vírus. Alguns ficaram deprimidos. Temos que reconhecer que o mundo não é só aquele que nos circula.

Podemos ser mais flexíveis — A pandemia mostrou que podemos confiar mais um nos outros e que podemos usar mais os ambientes digitais para estarmos presentes. Muitas coisas que antes não fazíamos, agora fazemos e não vemos problema.

Todos têm um limite para o estresse — e — Paciência e compaixão são sempre necessárias — De um jeito ou de outro o estresse chegou até você e você, provavelmente, teve menos opções para descarregá-lo e talvez em algum momento você o sentiu mais do que gostaria talvez ficando deprimido, errando mais, descontando em alguém ou mesmo fazendo mais uso de drogas lícitas como o álcool, por exemplo. Neste sentindo temos que ser mais compreensivos com os outros e com nós mesmos, reconhecer que são tempos difíceis e todo mundo foi afetado de um jeito ou de outro.

Diversificação é a chave do sucesso — Seja empreendendo, gerenciando ou investindo, administre suas opções. Segmentos inteiros, como o de turismo, foram atingidos e pequenos negócios foram varridos do mapa. A lição é não depender apenas de uma única fonte de renda. Um adendo próprio,

Manter a cultura em meio ao caos é essencial — A cultura de uma empresa é um dos maiores ativos que ela tem, fator chave de sucesso para entrega de valor aos clientes. Em um momento de estressante, de alta pressão e distanciamento empresas e gestão tiveram que inovar nos modos de transmitir cotidianamente os valores corporativos. Apesar da distância física, caso aplicado a muitas empresas, cuidados cada vez maiores com as pessoas se mostram efetivos, coisa que não precisaria de uma pandemia para ser compreendida.

Existem outras lições por aí e minha seleção é apenas exemplificativa. Do ponto de vista particular, o que eu aprendi em 2020 é que abrir a mente para novas ideias pode dar bons resultados. Em 2020, dediquei mais tempo a dar aulas, com isso conheci mais pessoas e desenvolvi mais minhas relações interpessoais. E buscando dar vazão a outros interesses, me matriculei na faculdade de Psicologia, pois conhecer o ser humano nunca é demais. Também, como dito em outra postagem, redirecionei a Eixo Social para trabalhar com projetos significativos. Se temos menos tempo, nada melhor do que usá-lo com o que importa e com quem se importa.

Um abraço!

Artigo originalmente publicado por Mauricio Guimarães em 04/02/2021.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page