top of page

Depois da ideia, o planejamento é a lição de casa.

Tivemos uma ideia significativa e queremos ir em frente a todo o vapor!

Começamos imediatamente a trabalhar nela, porém apesar de toda a empolgação, muitas vezes evitamos comentar com nossos amigos ou familiares sobre ela porque sabemos que vamos ouvir alguns comentários que tendem a acabar com nossos sonhos:

  • Quanto custa?

  • Isso dá dinheiro?

  • Quem vai tocar o projeto?

  • O que você sabe sobre este assunto?

Quem já se viu nesta situação sabe que enfrentar este momento é difícil e perguntas deste tipo requerem esforço para serem respondidas, não só pelo conhecimento que tem que ser acumulado, mas também pela ordenação deste conhecimento naquilo chamamos de planejamento.

O planejamento está relacionado a preparar, organizar e estruturar a ação para atingimento de um objetivo, seja ele grande ou pequeno, considerando riscos e oportunidades que podem aparecer pelo caminho. Quanto mais informação tivermos, mais preparados estaremos, melhor nos organizaremos e mais adequada será nossa estrutura.

Mas muitas pessoas não fazem planejamento e o negócio dá certo. Como eu faço para botar a mão na massa e não ficar muito tempo planejando?

Bom, existem oportunidades que são aproveitadas imediatamente por alguns empreendedores com alto conhecimento e muita experiência de mercado e, mesmo assim, a ausência de um planejamento efetivo gera resultados por pouco tempo.

Entendemos que o planejamento não é um documento de mil páginas, mas também não é feito em guardanapo. É preciso alguma reflexão, e documentação, para que possamos manter nosso foco.

Pensando nisso, e atendendo a uma demanda crescente por planejamentos enxutos, a Eixo Social trabalha com as melhores metodologias ativas e colaborativas para construção de um planejamento.

Uma das mais usadas e conhecidas é o Business Model Canvas, ou o Quadro de Modelo de Negócio.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre ele, porém poucas dedicaram tempo a planejar usando esta metodologia.O Canvas, como é conhecido, estabelece de forma simples a relação entre oferta, clientes, finanças e infraestrutura necessária para a execução de uma ideia.

A sua ideia pode ser nova, inédita, ou então ser a repaginação de seu produto ou negócio. Pode ser a necessidade de explorar novos mercados. O que importa aqui é ter um objetivo e uma proposta de valor.

Em um grande painel com temas específicos do nosso negócio, são registrados de forma dinâmica e interativa os conceitos mais importantes do funcionamento da nossa ideia.

Acredite que colar etiquetas adesivas (post its) de forma organizada funciona sim!

Ao final deste exercício de planejamento você as principais respostas para as perguntas da família estarão respondidas e você terá a primeira versão do seu planejamento.


Artigo originalmente publicado por Mauricio Guimarães em 04/02/2021.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page