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Marketing, e transformação, digital ao seu alcance!

Antes de começar a falar sobre marketing digital, vamos falar sobre transformação e como o relacionamento social e, comercial, mudou com a chegada da internet. O ambiente digital nos permite coisas que vão muito além da criação de coisas maravilhosas, ele nos habilita a controlar e a medir cada aspecto da experiência de um consumidor em um nível de detalhe nunca visto.

Uma das primeiras tecnologias que impactaram o desenvolvimento da humanidade foi a escrita, que demorou milhares de anos para ser difundida. Os impressos demoraram por volta de 400 anos para ganhar o mundo, o telefone, por volta de 75 anos, o rádio 38 anos e a televisão 13 anos. Desde a sua criação o celular demorou 7 anos para ser adotado em massa e a Internet, 4 anos e é uma das coisas mais impressionantes criadas pelo ser humano.

A Internet e as tecnologias de telecomunicação mudaram o marketing e hoje vivemos, segundo Kotler, sua versão 4.0, com o foco na integração dos ambientes materiais e digitais e no máximo envolvimento do consumidor, seja na participação do desenvolvimento de novos produtos e serviços, seja na sua produção individual de notícias, positivas e negativas, sobre sua experiência no uso deste produto ou serviço.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet (CGI), órgão regulador da rede no Brasil, publicados na pesquisa TIC Domicílios 2019, 134 milhões de pessoas têm acesso à Internet, sendo que 99% delas se conecta pelo menos pelo celular.

Dá para imaginar o que isso significa do ponto de vista de conexões e oportunidades comerciais?

Quando falamos sobre marketing digital, a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as possibilidades de divulgação que temos com o Facebook e o Google, em todos os seus serviços. Pensamos em nossos sites e no conteúdo, postagens como esta que você está lendo neste momento. Em quanto dinheiro precisaremos investir para chegarmos a todos os nossos públicos de interesse. Entretanto, se resgatarmos a definição de marketing e o seu composto estratégico, começaremos a entender o que significa marketing digital.

Marketing é disponibilizar produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos específicos dos clientes, de forma lucrativa. Esta disponibilização é feita por meio do composto de marketing, os 4Ps: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção. Se nossa ideia de marketing digital é o descrito no parágrafo acima, estamos trabalhando apenas com a Promoção e não com marketing propriamente dito.

O que eu quero dizer é que se pensarmos em marketing digital, precisaremos pensar em reformulação estratégica do nosso negócio. Precisamos nos perguntar:

  • Como podemos ter um produto que permita a interação do digital com o material?

  • Como podemos fazer uso de melhores estratégias de preço, entendendo nossos concorrentes e as demandas do consumidor?

  • Como podemos disponibilizar globalmente nossos produtos, e serviços digitais (complementares ou não), para mais e mais pessoas?

  • Como fazer uma melhor estratégia de promoção e divulgação?

Com esta lista de perguntas, começamos a entender porque nossa visão de marketing digital está vincula à Promoção. Esta última pergunta é a única que tem uma resposta quase padrão, todas as outra precisam de muita reflexão e adaptação do negócio a fim de criar transformação de fato.

Fica mais fácil pensarmos em marketing digital quando pensamos em serviços totalmente digitais como a Netflix, o Uber e o iFood. Como eles foram criados do zero e são nativos digitais, não houve a necessidade da transformação digital. Eles são disruptivos justamente porque as empresas de distribuição de filmes como a Blockbuster, as cooperativas de Taxi e os restaurantes não refletiram sobre seus negócios a tempo de reinventá-los. Este é o recado sobre estas perguntas.

Se você fosse entrar no seu ramo de negócio hoje, o que você faria diferente para destruir seus concorrentes, e você mesmo? É aqui que começa a transformação digital.

Este é um post introdutório sobre o assunto. No próximo, vou escrever sobre os principais conceitos utilizados na Promoção em uma estratégia de comunicação digital apresentando a jornada do cliente, os famosos UX e UI (user experience e user interface), web analytics, SEO e SEM e o marketing de conteúdo, amarrando tudo no conceito de growth hacking. Ok, este último parágrafo complicou tudo, mas em breve vou deixar mais claro.

Gostaria de ouvir como o seu negócio está sendo reformulado para o digital.

Que tal compartilhar?

Até mais!

Artigo publicado originalmente por Mauricio Guimarães em 01/03/2021.

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