Em um artigo anterior, publiquei sobre missão visão e valores, e lá busquei apresentar as bases de um planejamento estratégico. Entretanto, um ponto adicional para sua empresa prosperar nos dias de hoje é ter um propósito.
Propósito é uma coisa muito pessoal, quase filosófica. É algo que vai além de nós mesmos, pois o nosso propósito influencia e muda o mundo. Todo mundo tem um propósito, mesmo que não saiba precisar qual seja. Ter um propósito nos dá motivação e energia, nos ampara nos momentos difíceis e nos ajuda a sorrir pelo caminho.
Mas como alocamos algo tão pessoal dentro de uma empresa?
Ora, uma empresa nada mais é do que um conjunto de pessoas. E é aqui que começa o argumento, vinculando ao planejamento estratégico. Uma definição de Visão é o que a empresa vê para si ou para o mundo no futuro. A Missão é uma declaração de como as coisas são feitas. E os Valores definem a cultura da corporação, algo como as regras internas que ela obedece.
Um artigo da London Business School (2016) explicita o que não é propósito:
1) Não são apenas palavras, é algo que gera ação;
2) Não é uma declaração de sentimentos, é o propósito que gera sentimentos;
3) Não é algo estático, as pessoas mudam, o tempo muda, a empresa tem que mudar;
4) Não é apenas estratégia, é conectar pessoas e comunidade em muitos outros níveis;
5) Não é algo para os outros, é algo que é para todos, inclusive os líderes.
Creio que não poderia ficar mais abstrato. Outro artigo agora da Harvard Business Review (2014), ajuda a gente entender melhor: Propósito é a forma que sua empresa encontra para as pessoas que trabalham para você entendam, e sintam, o impacto que a empresa causa na vida dos clientes e das pessoas que. de uma forma ou de outra, consomem seus produtos e serviços.
Para finalizar, um artigo da Fast Company (2015) nos dá algumas dicas de como estabelecer e cumprir um propósito corporativo:
1) Seja autêntico/a acima de tudo, é cumprir as promessas (walk the talk);
2) Escolha as pessoas certas, não dá para forças as pessoas a compartilhar valores;
3) Compartilhe valor (econômico), propósito não é responsabilidade social, filantropia ou sustentabilidade, é uma nova forma de trabalho;
4) Tenha um propósito claro e simples, as pessoas devem se conectar de primeira.
Neste momento de pandemia muitas empresas estão encontrando seu propósito junto com seus funcionários, criando espaços de diálogo, com novas ideias e fazendo algo diferente para si e para o mundo, apesar das dificuldades financeiras que muitas companhias estão passando.
Alguns exemplos:
Refrescar o mundo. Fazer a diferença.
Fazer da vida sustentável um lugar comum.
Promover ao consumidor as melhores opções para escolha.
Espero ter ajudado a compreender este conceito relativamente novo.
Conhece algum propósito de empresa para compartilhar comigo?
Artigo originalmente publicado por Mauricio Guimarães em 13/02/2021
Há todos os tipos de razões pelas quais você pode querer aplicativo para ver histórico de outro celular. Talvez você seja um pai preocupado e queira garantir que seu filho esteja seguro online. Talvez você seja um cônjuge que suspeita que seu parceiro está traindo. Ou talvez você esteja apenas curioso sobre o que outra pessoa está fazendo online. Seja qual for o motivo, existem algumas maneiras diferentes de visualizar o histórico de navegação de outra pessoa. Uma opção é usar um aplicativo de rastreamento como o Eyezy.com. Este aplicativo permite que você acompanhe o histórico de qualquer celular de qualquer lugar do mundo. Tudo que você precisa é o número do telefone.