top of page

Objetivos SMART para os sonhos que podem ser realizados

Atualizado: 5 de out. de 2022

Sonhar é algo que fazemos todos os dias. E planejar também, só nem sempre percebemos.

Para conseguir passar as férias nas belas praias da Colômbia nós acertamos a data de saída do trabalho com o departamento de RH, pesquisamos sites de viagens para agendar passeios, cortamos gastos excessivos para guardar o dinheiro da viagem. Após o retorno nossos registros ainda podem ajudar um amigo interessado no mesmo roteiro.

Se meu sonho é ir para a Lua, talvez eu não consiga fazer o mesmo. Certo? Conhecer a Lua é um sonho incrível, mas talvez não realista. Tem sonhos que só queremos sonhar, outros realizar. Para estes, podemos sonhar com a cabeça na Lua e realizar com os pés na Terra.

Planejar projetos é similar a planejar sonhos. Eles precisam ser concretos e realizáveis. Temos que conseguir alcança-los com os recursos que estão ao nosso alcance. Devemos ter organização e, acima de tudo, ter parâmetros. Afinal, como eu sei que um sonho pode virar realidade?

Para ajudar nesta resposta trago o conceito dos Objetivos SMART ou Metas SMART. Ele nos ajuda a traçar sonhos possíveis.

Na etapa de planejamento de um projeto é necessário estabelecermos o nosso objetivo geral, mas também aqueles específicos que, juntos, ajudam na materialização de toda a ideia. O SMART é uma forma diferente para pensar a delimitação e escrita destes objetivos, nos ajudando a torná-los os mais concretos e definidos possível.

Como o SMART funciona?

Cada uma das siglas refere-se a um componente essencial para o alcance deste objetivo ou meta.

SEU OBJETIVO

eSpecíficos (specific) – Deve ser claro, direto e bem delimitado.

Meu sonho é passar as férias de dezembro de 2021 na Ilha de San Andrés, na Colômbia

Mensuráveis (measurable) – Deve ser passível de estabelecer instrumentos que nos permitam averiguar se ele é tangível, de traçar métricas para garantir que foi atingido.

Em meu extrato bancário vou conferir se estou conseguindo economizar para a viagem

Alcançáveis (attainable) – Deve ser possível de atingir com os recursos que temos ao nosso alcance.

Com os custos fixos que tenho no meu dia-a-dia, se eu economizar 10% do meu salário consigo ter o dinheiro para pagar todos os custos da viagem

Realista / Relevante (realistic / relevant) – Deve ser importante para agregar valor aos demais objetivos macro da sua vida, seu negócio ou seu projeto.

Com a viagem para a Colômbia, faltará apenas 2 países para eu ter conhecido toda a América do Sul

Tempo (time based) – Deve ser atingido dentro de um tempo estabelecido, com acompanhamento recorrente de seu cronograma.

Tenho 10 meses para guardar o dinheiro. Vou iniciar os planos e roteiros da viagem faltando 2 meses para o dia do embarque. Ficarei 7 dias na Colômbia. 

Veja a comparação de delimitar objetivos simples e objetivos SMART

1 Objetivo simples: “Aumentar as vendas” Objetivo SMART: “Com o investimento em novos anúncios no Google, aumentar 7% das vendas de bonés na loja virtual dentro de 2 meses”

2 Objetivo simples: “Engajamento dos funcionários” Objetivo SMART: “Com a nova campanha de comunicação interna, engajar 30% dos funcionários a aderirem ao plano odontológico até junho de 2021”

3 Objetivo simples: “Divulgar um novo vídeo institucional” Objetivo SMART: “Ter 20 mil visualizações do nosso novo vídeo institucional na plataforma do Youtube na primeira semana de lançamento”

O modo de organizar as ideias a partir do conceito SMART é cada vez mais demandado em processos de gestão de projetos e cabe muito bem outras ferramentas, como o marco lógico e as metodologias ágeis.

Artigo originalmente publicado por Camila Acosta em 04/02/2021.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page